domingo, 6 de maio de 2012

JOGOS E BRINCADEIRAS

Turma da Educação
Dica da Semana:

 
Entrevista com Gilles Brougère sobre o aprendizado do brincar
Por Thais Gurgel - Publicado em NOVA ESCOLA Edição 230, Março 2010.

Filósofo francês explica que o jogo é uma construção social que deve ser estruturada desde cedo. E o professor pode enriquecer essa experiência.


Sob o olhar de um educador atencioso, as brincadeiras infantis revelam um conteúdo riquíssimo, que pode ser usado para estimular o aprendizado. Gilles Brougère, um dos maiores especialistas em brinquedos e jogos na atualidade, entrou nesse universo totalmente por acaso. Desde o fim da década de 1970, o tema tornou-se objeto de estudo no grupo de pesquisadores em que ele atuava. Como na época não existiam investigações sobre a temática, Brougère vislumbrou o muito que havia para ser feito.

Desde então, ele pesquisa a cultura lúdica da perspectiva da sociedade na qual cada criança está inserida. É o contexto social, diz ele, que determina quais serão as brincadeiras escolhidas e o modo como elas serão realizadas.

Seus estudos indicam que os pequenos se baseiam na realidade imediata para criar um universo alternativo, que ele batizou de segundo grau e no qual o faz de conta reina absoluto. Graças a um acordo entre os participantes - mesmo os muito pequenos -, todos sabem que aquilo é "de brincadeira". Por isso, fica fácil decidir quando parar. Pelo mesmo motivo, um jogo não pode ser nem muito entediante nem muito desafiante ao ponto de provocar ansiedade.

Leia a entrevista na integra em:
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/entrevista-gilles-brougere-sobre-aprendizado-brincar-jogo-educacao-infantil-ludico-brincadeira-crianca-539230.shtml

5 comentários:

  1. Futuras pedagogas, vocês estão de parabéns!
    O blog está muito bem organizado e repleto de informações enriquecedoras.
    A entrevista acima, de Gilles Brougère é uma fonte importante para a prática do docente, fornecendo estímulos para cada vez mais nos valorizar quanto a ser um profissional de educação.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns o blog de vocês esta bem rico em informações para nós professoras.

    ResponderExcluir
  3. O blog traz um material muito rico e valoroso. E esta entrevista nos faz perceber o quanto é importante à brincadeira para o processo de aprendizagem, ficando fácil notar que através da mesma conseguimos trabalhar assuntos complexos como os cuidados que devemos ter o Meio Ambiente. Grupo Reflexão

    ResponderExcluir
  4. Muito importante essa colocação do filosofo e pesquisador Gilles Brougere, principalmente quando ele fala sobre O Olhar de Um Educador Atencioso as Brincadeiras Infantis.
    Muito lindo essa expressão de sensibilidade,é com esses olhos é que podemos estimular cada vez mais nossas crianças com jogos e brincadeiras interagindo com elas como podem ser relizados e desenvolvidos dentro do seu meio social.

    ResponderExcluir
  5. Queremos parabenizar o grupo! O layout está muito bom e o blog aborda temas interessantes sobre a preservação do meio ambiente através de fotos, reportagens, vídeos e muitas dicas legais. A entrevista com Gilles Brougère, filósofo francês, nos chamou muita atenção porque vem enriquecer e estimular a todos os que se dispõem a participar da arte de ensinar e aprender. Parabéns Futuras Pedagogas!

    Um abraço do grupo “Criança: Bem-Vinda!”

    ResponderExcluir