PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL

Os impactos no ambiente provocados pelo aumento da produção e do consumo de bens e serviços têm vindo a crescer de forma significativa nas últimas décadas. O conceito de Produção e Consumo Sustentável (PCS) é definido como uma abordagem holística cujo principal objetivo é a minimização dos impactos ambientais negativos causados pelos atuais padrões de produção e consumo da sociedade. A Produção e Consumo Sustentável tem, pois, como desígnio maximizar a eficiência e efetividade dos produtos, serviços e investimentos numa óptica de eficiência económica, equidade social e proteção ambiental. (http://sites.google.com/site/ixcnea/cnea-programa22)

Brasil lança plano de produção e consumo sustentáveis

Foi divulgado no dia 23/11/2011 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a versão final do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS). O documento apresenta estratégias que o governo irá adotar para promover uma produção mais limpa e um consumo mais responsável de produtos. O objetivo é tornar a economia brasileira mais sustentável e de baixo carbono.

A divulgação prévia das diretrizes buscou promover uma discussão entre governo, setor produtivo e sociedade civil com objetivo de angariar contribuições para a elaboração conjunta do documento final, além de valorizar esforços que têm por base o bem público, o princípio da parceria e da responsabilidade compartilhada.

Sem um esforço considerável e em conjunto para alterar os atuais padrões de produção e consumo, não é realista almejar uma sociedade mais justa e mais responsável do ponto de vista do uso dos recursos naturais, no horizonte de tempo apontado pelas urgências que os relatórios sobre aquecimento global estabelecem”, diz o documento.

O primeiro ciclo do plano deve ser implementado entre 2012 e 2014 e inclui a execução de prioridades como a educação para o consumo sustentável, aumento da reciclagem de resíduos sólidos e promoção de construções sustentáveis.

Leia reportagem na integra:
http://www.akatu.org.br/Temas/Sustentabilidade/Posts/Aquecimento-Global-Brasil-lanca-plano-de-producao-e-consumo-sustentaveis