Turma
da Educação
Dica
da Semana:
Com os jogos, as crianças aprendem que ganhar e perder faz parte da vida. Abaixo jogo de memória para crianças da pré-escola.
JOGO DE MEMÓRIA
Bianca Bibiano - Revista Nova Escola
Como o próprio nome indica, ele requer boas estratégias de memorização dos integrantes para acumular pontos.
Origem
Foi criado na China no século 15. Era formado por baralho de cartas ilustradas e duplicadas.
Por que propor
Para que os pequenos estabeleçam relações entre imagens e a posição no tabuleiro e, assim, desenvolvam estratégias de memorização.
Como enriquecer o brincar
■ Discuta com a turma as estratégias para localizar as figuras no espaço, como a fixação de um ponto de referência e a observação do entorno de uma figura.
■ Converse com os pequenos ao término de cada partida para socializar as táticas usadas por cada jogador.
O erro mais comum
■ Elaborar jogos da modalidade para fixar conteúdos. A modalidade impõe desafios por si própria e não faz sentido ensinar recorrendo à memorização.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/jogo-memoria-613022.shtml
Fotógrafo Omar Paixão / Assistente Márcia Schiesari / Produção Mario Mantovanni / Assistente Gabriel Fernandes / Cabelo e Maquiagem Renato Rodriguez
O blog tem um layout bonito, faz um link entre a educação e o ludismo dentro do mundo sustentável.
ResponderExcluirMuito legal.
As brincadeiras podem ter um cunho de aprendizado, bastante rico. Santo Agostinho orientava aos educadores que tivessem jovialidade, alegria, paz no coração, e às vezes, também alguma brincadeira. Utilizar a brincadeira como metodologia de aprendizado é uma forma prazerosa de fixação do conhecimento e da experimentação inesquecível, às vezes com gosto e cheiro.
ResponderExcluirMuito bom, parabéns ao blog...