domingo, 6 de maio de 2012

JOGOS E BRINCADEIRAS

Turma da Educação

Dica da Semana:

Com os jogos, as crianças aprendem que ganhar e perder faz parte da vida. Abaixo jogo de memória para crianças da pré-escola.

JOGO DE MEMÓRIA
Bianca Bibiano - Revista Nova Escola


Características
Como o próprio nome indica, ele requer boas estratégias de memorização dos integrantes para acumular pontos.

Origem
Foi criado na China no século 15. Era formado por baralho de cartas ilustradas e duplicadas.

Por que propor
Para que os pequenos estabeleçam relações entre imagens e a posição no tabuleiro e, assim, desenvolvam estratégias de memorização.

Como enriquecer o brincar
■ Discuta com a turma as estratégias para localizar as figuras no espaço, como a fixação de um ponto de referência e a observação do entorno de uma figura.
■ Converse com os pequenos ao término de cada partida para socializar as táticas usadas por cada jogador.

O erro mais comum
Elaborar jogos da modalidade para fixar conteúdos. A modalidade impõe desafios por si própria e não faz sentido ensinar recorrendo à memorização.


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/jogo-memoria-613022.shtml
Fotógrafo Omar Paixão / Assistente Márcia Schiesari / Produção Mario Mantovanni / Assistente Gabriel Fernandes / Cabelo e Maquiagem Renato Rodriguez

2 comentários:

  1. O blog tem um layout bonito, faz um link entre a educação e o ludismo dentro do mundo sustentável.
    Muito legal.

    ResponderExcluir
  2. As brincadeiras podem ter um cunho de aprendizado, bastante rico. Santo Agostinho orientava aos educadores que tivessem jovialidade, alegria, paz no coração, e às vezes, também alguma brincadeira. Utilizar a brincadeira como metodologia de aprendizado é uma forma prazerosa de fixação do conhecimento e da experimentação inesquecível, às vezes com gosto e cheiro.

    Muito bom, parabéns ao blog...

    ResponderExcluir