sábado, 31 de março de 2012

Rio+20: Excesso de temas prejudica acordos

Por: Daniele Bragança   
27 de Março de 2012

Desde ontem, mais de 2.800 cientistas, políticos e representantes de empresas estão reunidos em Londres na Conferência o Planeta Sob Pressão (Planet Under Pressure), a mais importante conferência de meio ambiente antes da Rio+20. As discussões do encontro serão reunidas em documento que será entregue à organização da Rio+20. A crítica mais dura sobre os preparativos da organização da Rio+20, que acontecerá em junho, veio justamente do representante do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) brasileiro, Carlos Joly.

Carlos Joly criticou a falta de temas como clima e biodiversidade não constarem na agenda da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, e ressaltou que sem o pilar ambiental, não haverá os pilares econômico e social.
...Desafio de construir consensoA falta de foco da Rio+20 também foi notícia em Brasília. Hoje, durante a abertura do último ciclo de palestras e debates preparatórios para a Conferência Rio+20 na Câmara dos Deputados, promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que o principal desafio da Rio+20 é conseguir o consenso dos países sobre qual atitude tomar, depois da Conferência: “Como as resoluções da ONU precisam se dar por consenso, penso que vamos ter muito trabalho ao analisar as cerca de 170 páginas do Zero Draft [Rascunho Zero]”, disse a ministra.

O presidente da ONG SOS Mata Atlântica, Roberto Klabin, afirmou que o rascunho zero é “extremamente generalista”. “A esperança é que em junho [quando ocorre a conferência] seja renovado o atual quadro de intenções, com propostas mais corajosas”, disse Klabin, ao participar de discussão sobre o assunto na Câmara.


Leia postagem na integra: 
http://www.oeco.com.br/salada-verde/25851-rio20-excesso-de-temas-prejudica-acordos

Um comentário:

  1. Olá meninas, visitamos o blog de vocês e achamos muito bom ,vocês estão de parabéns, pois o blog está bem rico em informações.

    ResponderExcluir